1. O que é a Plataforma Voluntários Votorantim?

É uma plataforma que possibilita que escolas e organizações se cadastrem para receber ações de voluntariado dos empregados das empresas da Votorantim. Ela é uma ferramenta que auxilia a aproximação e a realização de ações de voluntariado nas escolas e organizações sociais dos municípios onde as empresas da Votorantim estão presentes.

2. Sou empregado da Votorantim. Como faço para me cadastrar na Plataforma?

Os empregados, terceiros e estagiários da Votorantim podem entrar e se cadastrar em: voluntarios.votorantim.com.br/voluntario/criar.

3. Eu não sou empregado da Votorantim. Posso me cadastrar na Plataforma?

Pessoas que não sejam empregados diretos das empresas da Votorantim podem participar como voluntários, porém precisam receber um convite de algum empregado do Grupo. O convite deve ser feito via plataforma.

4. Faço parte do Grupo de Mobilização do PVE, posso me inscrever na Plataforma?

Sim. Caso você seja empregado, terceiro ou estagiário, faça o cadastro em: voluntarios.votorantim.com.br/voluntario/criar.

Se você não for empregado da Votorantim, peça que algum empregado do seu Grupo de Mobilização o convide para acessar a plataforma.

5. Sou voluntário do Grupo de Mobilização do PVE. Posso cadastrar uma ação voluntária?

Claro! Ao cadastrar a ação você deverá informar que essa é uma ação do Grupo de Mobilização.

6. Sou de uma Escola ou Organização Social, como faço para me cadastrar na Plataforma?

Caso você queira cadastrar sua escola ou organização social para receber ações voluntárias, faça o cadastro aqui: voluntarios.votorantim.com.br/escola/criar.

7. O que o grupo de mobilização do PVE pode fazer para auxiliar voluntários e escolas na Plataforma Voluntários Votorantim?

O grupo de mobilização, além de realizar ações voluntárias, pode auxiliar de várias maneiras:

  • Mobilizando escolas do município a se cadastrar na plataforma;
  • Ajudando a escola a pensar em ações de voluntariado;
  • Mobilizando empregados das empresas do Grupo Votorantim a se inscreverem como voluntários.

8. Quem pode cadastrar ações voluntárias na Plataforma Voluntários Votorantim?

Apenas empregados, terceiros e estagiários das empresas da Votorantim podem cadastrar ações na Plataforma. O voluntário que criar a ação, automaticamente, virará o líder da ação.

9. Quantas ações voluntárias posso cadastrar na Plataforma?

Não é necessário pagar para participar. Todos os custos de operação da plataforma são cobertos pelo Instituto Votorantim.

Você pode cadastrar quantas atividades quiser e quando quiser. A plataforma estará sempre aberta para a inclusão de novas ações de voluntariado. Porém, lembre-se que antes de cadastrar uma ação, é importante conversar com a escola ou organização social para realizar um diagnóstico dos tipos de atividades que ela precisa receber.

10. Quais tipos de ação podem ser cadastradas?

As ações de voluntariado estão divididas em três grandes grupos:

Ações Estruturais – que contemplam todas as ações de melhoria do espaço e estruturas da escola;

Ações Interativas – que contemplam todas as ações que pressupõe a interação entre voluntários e a comunidade escolar. Este grupo se subdivide em ações artísticas, esportivas, educativas, de entretenimento ou sociais, de consultoria ou assessoria e de participação.

Voluntariado online – que contemplam todas as ações que podem ser realizadas via internet.

Dentro de cada um desses grupos, existem tipos de ações. Por exemplo: nas Ações Estruturais há ações de pintura, limpeza, reparo de móveis, entre outros.

No momento de cadastro de uma ação, o voluntário escolherá quais tipos de ações irá realizar na escola ou organização social.

11. Não estou encontrando como cadastrar o tipo de ação que irei realizar. O que posso fazer?

Se você não conseguiu enquadrar a sua ação de voluntariado em nenhuma das opções disponíveis no cadastro da plataforma, há um quarto grupo de ações que é intitulado “Outros”.

Neste caso você poderá incluir a ação em “Outras ações” e especificar a mesma na descrição da atividade.

12. Todas as ações de voluntariado devem obrigatoriamente acontecer dentro da escola ou organização social?

Não necessariamente. É possível, por exemplo, que uma caminhada ou uma ação de limpeza de uma praça próxima da escola sejam cadastradas e realizadas. O que importa é que a ação seja promovida pela escola ou organização social e voltada para benefício da comunidade escolar.

13. É preciso pagar para participar? Tem alguma contrapartida?

Não é necessário pagar para participar. Todos os custos de operação da plataforma são cobertos pelo Instituto Votorantim.

A única contrapartida para participar é que os usuários concordem com os termos da plataforma e mantenham seus cadastros atualizados.

14. É possível fazer ações sem cadastrar na Plataforma?

Recomendamos que todas as ações de voluntariado sejam cadastradas na plataforma.

15. Depois que as ações aconteceram o que devo fazer?

Se você for o voluntário líder da ação, deve relatar todas as atividades que aconteceram, além de enviar fotos e vídeos das ações.

Caso você tenha sido voluntário em uma ação, deverá preencher um relato simples, informando em quais ações participou.

Se você for representante de uma escola ou organização social, deve preencher um relato simples e confirmar se as atividades relatadas pelo líder da ação aconteceram.